sexta-feira, 28 de novembro de 2008

29 DE NOVEMBRO - DIA SEM COMPRAS



Não podia deixar de mencionar por aqui o "Dia Sem Compras". O IDEC apóia a causa e acredita que a data pode servir de exemplo para uma mudança dos padrões de consumo e para a formação de cidadãos conscientes, participativos e críticos. Amanhã dia 29 de novembro, dê um tempo e faça uma reflexão sobre os impactos sociais e ambientais dos nossos hábitos de consumo.
Os atuais padrões de consumo são insustentáveis do ponto de vista ambiental e injustos socialmente, já que a grande maioria da população é privada do acesso a bens e serviços essenciais para uma vida digna.
Criado em 1993 pela organização canadense Adbusters - hoje o evento mobiliza pessoas em dezenas de países no mundo todo. O chamado "Buy Nothing Day", em inglês, também é realizado para apoiar a reflexão sobre o verdadeiro significado de uma celebração anual fortemente marcada pelo consumismo: o Natal.
Assim como a Adbuster, o site do Dia sem Compras em Portugal propõe que os consumidores questionem produtos e desafiem companhias a atuar de forma ética.
O "Dia Sem Compras" não propõe o regresso à idade da pedra nem que todos os dias sejam dias sem consumo.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails